purim

 

Apesar de muitos acreditarem que o carnaval é uma festa puramente pagã, sua origem remonta a festa bíblica de Purim (livro de Ester). Os principais personagens dessa história bíblica são Achashverosh (rei), Ester (rainha), Haman (primeiro-ministro do rei, o qual tinha poder de criar leis) e Mordechai (sábio hebreu).

Uma das ordens mais nefastos de Haman foi decretar a morte de todos os Hebreus, sorteando a data que o massacre ocorreria. Aliás, o nome Purim em hebraico significa sorteios, daí o nome desse dia.

Mordechai pediu para que a rainha Ester conversasse com o rei para cancelar o decreto de Haman. Isso era muito arriscado para Ester, pois havia uma lei que condenava a rainha de morte caso esta se metesse em assuntos governamentais (Ester 4:15-17). Por isso, a rainha Ester pediu que todo o povo hebreu fizesse jejum de 3 dias para que ela pudesse falar com o rei.

Quando Ester foi ter com o imperador, a reação dele foi incrível: o rei descartou a morte de Ester (por ter falado com ele sobre governo), anulou o decreto de morte contra o povo hebreu e ordenou que Haman seria o único a morrer nessa história toda.

Por isso, o dia de Purim simboliza a vitória do povo de Deus sobre todas as adversidades e perigos; simboliza a transformação de toda tristeza em alegria; simboliza a suprema vitória do bem sobre o mal.

 

No dia de Purim, é comum doar dinheiro para pelo menos duas pessoas carentes ou, ainda, para instituições de caridade (tsedaká). Também é costume usar máscaras e beber muito vinho ou bebidas destiladas para festejar o milagre. É comum oferecer a primeira taça de vinho a Deus, para que venha festejar com seu povo.

 

DATA
Dia 28 de FEVEREIRO de 2018 (quarta-feira) -

às 20h30min - horário de Brasília

 

INVESTIMENTO

- gratuito -

 

 

LOCAL

AO VIVO PELO YOUTUBE E PELO FACEBOOK!!!

Basta acessar nosso Canal no horário do Evento e participar:

YOUTUBE: https://www.youtube.com/c/LuzCristicaespaco/live 

FACEBOOK: https://www.facebook.com/luzcristicapagina/

 

Compartilhe!!!

FacebookTwitterGoogle BookmarksLinkedinYoutubePinterestShare on Google+